Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Notáveis participam da Rota 66

3 de Novembro de 2011














A coluna Cartão de Visita conta com o apoio cultural de Nilton e Cristina Beraldo, da Beraldo Advogados Associados, da Formato Móveis, da Gallery, da Dentfix, da Woman Plastic e da Moviecom.

NOTÁVEIS PARTICIPAM DA ROTA 66

Em recente viagem aos Estados Unidos, o colunista percorreu, de moto, a lendária Rota 66, ao lado de Francisco, Dejar, Kadri, Jacob, Renan, Emygdio, Rogério, Fábio, Youssef, Davi, Albano, Jamil, José e Gustavo.

A histórica Rota 66 é hoje de grande importância cultural e turística. Antes, era uma rodovia norte-americana, chamada US 66. Com a sua desativação, o governo atribuiu à rodovia o estatuto de "Estrada Histórica", eternizando-a para sempre. A Route 66 possui uma dimensão quase mítica na cultura americana. Simboliza um período importante do desenvolvimento da maior nação do mundo. A cultura do automobilismo norte-americano propiciou que o automóvel, a motocicleta e a liberdade fossem os principais protagonistas da fama dessa histórica estrada.

A Route 66 tornou-se um estereótipo e está intimamente associada a diversas imagens da cultura americana, algumas com a dimensão de ícones: os caminhões transcontinentais, como o Peterbilt; o Corvette; as Choppers; os motores V8 e tantos outros exemplos. Essas imagens têm sido amplamente utilizadas pelo cinema. Quando vemos obras como Paris-Texas, Easy Rider, Bagdad Café ou Duel - um filme de Spielberg feito para a TV, em 1971- ou mesmo qualquer outro filme que se passe nas cidades rurais, é inevitável que não remetamos o pensamento à mãe de todas as estradas.

Grande parte da 66 desapareceu embaixo das modernas auto-estradas, outros trechos foram transformados em ruas de cidades, com um comércio relevante, e outros estão completamente abandonados e intransitáveis. No entanto, diversas associações lutam pela preservação do que sobrou da Rota 66, e continuam a cultivar toda a histórica fama dessa estrada e do que ela representou para a América.
(Fonte: http://www.rota66.org/main.html?src=%2F)









Além do Tele História, a coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, em breve estará na Record News.

Comentários
Assista ao vídeo
Mais acessadas
31 de Outubro de 2025 Flores de Novembro
31 de Outubro de 2025 Marketing Digital com IA