Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Cartão de Visita: Diretor-Geral da Polícia Federal

15 de Agosto de 2013
Diretor-Geral da Polícia Federal Leandro Daiello
e Zacarias Pagnanelli (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Polícia Federal tem investido fortemente na modernização dos seus prédios com vistas a racionalização do trabalho, além de adequação de equipamentos modernos que auxiliam nas atividades desempenhadas pelo órgão. Atualmente, são 40 mil metros quadrados de novos prédios, entre superintendências, delegacias e prédios funcionais nas fronteiras.

GUAÍRA – PR                                                                       

Na próxima quinta-feira, 22/08, será inaugurada a nova delegacia na cidade de Guaíra –PR. Localizada na fronteira com o Paraguai, além de fazer divisa com o Mato Grosso do Sul, a cidade tornou-se local estratégico para o combate ao tráfico de drogas e armas, além de contrabando e descaminho.

O investimento na construção do novo edifício é de R$ 6,5 milhões em um terreno de 5.555,89 m² e a circunscrição abrange 31 cidades e 500 mil habitantes.

Serão oferecidos na nova delegacia todos os serviços prestados pela PF à população, tais como:

- emissão de passaportes,

- registro de entrada e saída de estrangeiros,

- pedidos de naturalização e permanência;

- pedido de refúgio,

- expulsão, deportação e extradição,

- autorização para registro e porte de armas,

- renovações de registro e porte de armas,

- recebimento de armas da Campanha do Desarmamento,

- controle de produtos químicos e fiscalização das empresas,

- fiscalização de empresas de segurança e eventos,

- emissão de Carteira Nacional de Vigilante,

- autuação de empresas de segurança privada, entre outros.

A PF em Guaíra – PR contará com um Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), responsável pelo patrulhamento do Rio Paraná, que tem mais de 200 km de extensão, equipado com uma lancha blindada – similar ao ‘Caveirão’, do BOPE – e em breve receberá outra embarcação blindada. Um escritório de inteligência, um canil e um núcleo de identificação para a confecção de retrato falado também farão parte da nova estrutura.

RIO BRANCO – AC

No mês de setembro será a vez da nova Superintendência Regional da PF no Estado do Acre. As obras, iniciadas em janeiro de 2011, devem ser concluídas até o final do próximo mês. A nova Superintendência terá área total de 11.700 m², sendo 8.350 m² de área útil. O restante corresponde a vagas de estacionamento do subsolo, helipontos e reservatórios.

O prédio foi concebido para atender aos novos conceitos de sustentabilidade. Foram adotadas soluções de alta eficiência elétrica para racionalização do consumo energético e reutilização da água da chuva. Foi instalado um sistema próprio de tratamento de esgotos, tendo em vista a não existência de rede pública de coleta de detritos. A ideia é que um quarto do terreno seja preenchido por gramados e arborização farta, o que garante a permeabilidade do terreno e redução do fluxo superficial.

Para uma fácil redistribuição dos espaços, a edificação será modular, apresentando grandes vãos livres e ambientes separados por divisórias e sistema de pisos elevados com mobilidade da rede elétrica. Entre os equipamentos instalados, o prédio contará com laboratórios de criminalística, estande de tiro, academia de ginástica, restaurante, telecentro, canil e sala de imprensa.

BOA VISTA – RR

No final do ano, está previsto o término das obras da nova Superintendência em Roraima. A estrutura que está sendo construída terá quatro pavimentos, sendo um subsolo, que abrigará estande de tiro, vestiários e estacionamento para viaturas. Com área total de 10.250 m² e capacidade prevista para 400 servidores, a nova superintendência abrigará área destinada ao atendimento do público, núcleo de operações, refeitório e academia no térreo, além de auditório com foyer para eventos sociais. Nos andares superiores, ficarão as delegacias especializadas, inteligência e setores administrativos. Atualmente, a obra encontra-se em fase de acabamento e instalações em geral.

Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo
e Zacarias Pagnanelli (Foto: Divulgação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A coluna Cartão de Visita é publicada em diversos jornais do interior de São Paulo e Minas Gerais. Os primeiros jornais a publicar a coluna foram O Santarritense, A Gazeta, O Farol, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), O Jornal Da Cidade, de Atibaia (SP) e o Correio do Papagaio, de Aiuruoca (MG), que circula em 28 cidades do sul de Minas. O programa Cartão de Visita, apresentado por Débora Santilli, é exibido na Record News aos sábados, às 23h30, com reprise aos domingos, às 7h30.

Comentários
Assista ao vídeo
Mais acessadas
31 de Outubro de 2025 Flores de Novembro
31 de Outubro de 2025 Marketing Digital com IA