Colunistas - Zacarias Pagnanelli

12ª Edição da Semana Nacional da Conciliação

28 de Novembro de 2017

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), realizou na manhã desta segunda-feira (27) a solenidade de abertura da 12ª Edição da Semana Nacional da Conciliação, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com todos os tribunais do país, com o objetivo de disseminar a cultura da paz e do diálogo.

Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Des. Daldice Santana; Zacarias Pagnanelli; Des. Marisa Santos; presidente do TRF3, Des. Cecília Marcondes
Crédito: Beatriz Quintas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerimônia de abertura foi comandada pela presidente do TRF3, desembargadora federal Cecília Marcondes e pela coordenadora do Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região, desembargadora federal Marisa Santos. O trabalho realizado durante todo o ano, ganha uma programação especial com pautas temáticas, ações de cidadania, audiências preliminares em casos sensíveis e de alta de complexidade.

De 01 de janeiro a 01 de novembro de 2017, foram realizadas 21.629 audiências de conciliação e foram homologados 12.806 processos, o que significa 62% de êxito com valores totais de aproximadamente R$ 123.000,00 milhões de reais. Todos os conciliadores são voluntários, segundo a coordenadora do programa, já existe uma lei para que os voluntários recebam, mas ainda não está em vigor.

- No mundo real os conflitos não se resolvem por redes sociais, nem por mensagens de telefone. Ao contrário, podem se intensificar nesses espaços de manifestação livre e sem compromissos éticos, enfatizou Marisa Santos. Hoje União e INSS e demais autarquias, Fazenda Nacional, Caixa Econômica Federal, Emgea, OAB, Conselhos Profissionais e Ministério Público Federal são parceiros constantes de diversos projetos de conciliação, alguns concluídos e outros em andamento, acrescentou a desembargadora federal.

Após a abertura do evento, foi assinado o termo de acordo firmado em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal que garantiu a continuidade do trabalho de identificação das ossadas encontradas em valas clandestinas no Cemitério de Perus, na capital paulista.

Comentários
Assista ao vídeo
Mais acessadas
31 de Outubro de 2025 Flores de Novembro
31 de Outubro de 2025 Marketing Digital com IA